Até quantos anos é possível uma pessoa fazer um financiamento?

Dicas Haus Publicado em 09/04/2024
Até quantos anos é possível uma pessoa fazer um financiamento?

O financiamento imobiliário é uma ferramenta fundamental para muitas pessoas realizarem o sonho da casa própria. Contudo, uma das preocupações que surgem ao considerar essa opção é a idade máxima para obtenção do financiamento. Neste artigo, exploraremos os limites de idade comuns em financiamentos imobiliários, bem como outros fatores importantes a serem considerados.

Idade máxima nos financiamentos imobiliários

A idade máxima para obtenção de financiamento imobiliário pode variar dependendo do país, das políticas das instituições financeiras e até mesmo do tipo de financiamento. Usualmente, a idade máxima é definida pela idade que o solicitante terá ao final do prazo de pagamento do empréstimo. No Brasil, existe uma resolução que proíbe os bancos a recusarem crédito com base na idade, desde que a pessoa contratante não ultrapasse 80 anos e 6 meses, ao término do prazo de pagamento.

Idade e capacidade de pagamento

Um dos fatores determinantes para a concessão de um financiamento imobiliário é a capacidade financeira e saúde do solicitante. Isso significa que mesmo que uma pessoa atinja a idade máxima estabelecida, ela ainda pode ser elegível para o financiamento se tiver uma fonte de renda estável e comprovar possuir boa saúde

Idade e a composição de renda

É comum os bancos permitirem que duas ou mais pessoas juntem suas rendas para a contratação de um financiamento imobiliário. Cada instituição tem suas próprias regras com relação a quantidade de pessoas, vínculo parental e idade. Contudo, é praxe que a idade do contratante mais velho seja considerada para a determinação do prazo máximo do financiamento. Ou seja, na maioria dos casos, o contratante mais velho deverá ter até 80 anos e meio no final do contrato.

Idade e segurança do investimento

As instituições financeiras também levam em consideração a segurança do investimento ao conceder um financiamento imobiliário para pessoas, em especial as mais velhas. Além da estabilidade financeira, a condição da saúde do solicitante é considerada. Para isso, durante o processo de análise e contratação, o banco solicita que o requerente preencha uma DPS (Declaração Pessoal de Saúde), informando sobre suas condições de saúde. Esta declaração contempla informações sobre cirurgias e tratamentos realizados no passado, doenças crônicas, entre outras.

Consultoria especializada

Para pessoas mais velhas que estejam considerando a obtenção de um financiamento imobiliário, é altamente recomendável buscar orientação de profissionais especializados, como consultores financeiros e corretores de imóveis. Eles podem ajudar a avaliar as opções disponíveis, considerando o perfil e as necessidades específicas de cada indivíduo.

A idade máxima para obtenção de financiamento imobiliário pode variar, mas o mais importante é que a capacidade de pagamento e a segurança do investimento sejam levadas em consideração. Para pessoas mais velhas que desejam adquirir um imóvel, existem alternativas viáveis e é essencial um planejamento financeiro adequado.

Não importa se você está procurando por uma casa espaçosa para a sua família crescer, um apartamento aconchegante para começar uma nova fase da vida ou um investimento imobiliário promissor, estamos prontos para atender às suas necessidades.

A Espaço Haus Imóveis possui parceria com os principais bancos do mercado, prestando assessoria gratuita durante todo o processo de contratação.

Não deixe a oportunidade passar. Entre em contato conosco hoje mesmo para agendar uma consulta personalizada e dar o primeiro passo rumo ao seu futuro no mercado imobiliário. Estamos ansiosos para ajudá-lo a encontrar o imóvel dos seus sonhos e tornar essa jornada emocionante.

2024 - Todos os direitos reservados - Espaço Haus Inteligência Imobiliária Ltda. CRECI 27.274-J - SP | CNPJ 21.850.575/0001-73 | Políca de Privacidade
  • Uma empresa: Grupo empresarial
  • Conheça também: Seguros